xbox 360
Xbox 360
Xbox 360 | |
---|---|
![]() |
|
![]() Xbox 360 Slim de 250GB |
|
Desenvolvedor | Microsoft |
Família do produto |
Xbox |
Tipo | Console de videogame |
Geração | 7ª geração[1] |
Lançamento | |
Unidades vendidas |
67.2 milhões (até 19 de abril de 2012)[2] |
Mídia |
HD DVD DVD (para filmes, jogos e retrocompatibilidade com Xbox) CD (para música) |
CPU | PPC Tri-Core 3.2 GHz - "Xenon"[3] |
Capacidade de armazenamento |
Disco rígido: 20, 60, 120, 250 e 320 GB Cartão de memória: 64, 256 ou 512 MB Interno: 128 MB |
Memória | 512 MB DDR3 RAM |
Gráficos | ATI Xenos |
Controladores | 4 gamepads (2.4 GHz wireless) |
Conectividade | Ethernet, USB 2.0, Porta IV, Wi-Fi |
Serviços online |
Xbox Live |
Jogo mais vendido |
Call of Duty: Modern Warfare 3 (9.3 milhões) (no 1º dia)[4] |
Retrocompa- tibilidade |
Xbox (parcial) |
Antecessor | Xbox |
Página oficial |
Site oficial do Brasil Site oficial de Portugal |
Xbox 360 é um console de jogos da sétima geração de consoles de videogames produzido pela Microsoft e lançado em 22 de Novembro de 2005 nos Estados Unidos, em 2 de Dezembro de 2005 na Europa e em 10 de Dezembro de 2005 foi lançado no Japão.[carece de fontes]
As características principais do Xbox 360 são o seu serviço Xbox Live que permite aos jogadores competir online, baixar jogos arcade, demos de jogos, trailers, shows de TV, música e filmes.[carece de fontes]
No dia 28 de Março de 2007 a Microsoft anunciou o lançamento, dia 29 de Abril nos Estados Unidos, de uma terceira versão do console, o Xbox 360 Elite.[6] No dia 4 de novembro de 2010, oficialmente foi lançado a nova versão chamada de Xbox 360 S (popularmente conhecida como Xbox 360 Slim) juntamente com o exclusivo sensor de movimentos Kinect.
Índice[esconder] |
[editar] Lançamento
O Xbox 360 foi apresentado no programa Xbox Revelation também chamado de Xbox 360 Revelation na MTV em 12 de Maio de 2005, com detalhes a respeito do lançamento e jogos divulgados uma semana depois na E3. No Brasil, o Xbox 360 é vendido oficialmente pela Microsoft desde 1 de dezembro de 2006 tornando-o o primeiro console de jogos a ser comercializado diretamente por seu fabricante no país.[7]
[editar] Especificações de hardware
A nova versão tem três núcleos independentes cada um com capacidade para processar ate 29 threads simultaneamente - permitindo que diferentes cálculos como inteligência artificial, simulação de física e outros possam ser feitos paralelamente sem sobrecarregar o sistema.[carece de fontes]
Os 512MB de memória do console são partilhados com o processador central, mais 10MB de memória exclusiva para a placa gráfica garantem que alguns aspectos mais importantes não atrasem todo o sistema. Por isso mesmo, a comunicação entre memória e o processador será extremamente rápida. Mas o verdadeiro herói anônimo é o elaborado sistema de "shaders".[carece de fontes]
O Xbox 360 utiliza um drive de DVD convencional que consegue ler discos de vários tipos: desde DVD de filmes até CDs com MP3. O drive não é capaz de gravar, mas consegue ler discos gravados nos diferentes padrões. Com isso, o console reproduz filmes, música e fotos.[carece de fontes]
A integração do sistema online será ainda maior no novo aparelho, permitindo que mesmo usuários que não pagam pelo serviço Xbox Live tenham acesso a alguns dos seus recursos.[carece de fontes]
Os comandos funcionam agora sem fios, e usam duas pilhas AA recarregáveis ou bateria adquirida separadamente. Usando as portas USB é possível recarregá-las através do próprio console (e o sistema até avisa quando a carga fica fraca). É possível jogar com o comando enquanto as pilhas recarregam, através da ligação USB.[carece de fontes]
Especificações técnicas | |||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
CPU | GPU | ||||||||||||||||
|
|
||||||||||||||||
Áudio | Mídia | ||||||||||||||||
|
|
||||||||||||||||
Memória
Largura de banda de memória
Desempenho geral do sistema de ponto de flutuação
Armazenamento
Entrada/Saída
|
[editar] A diferença entre as versões
Atualmente apenas 3 kits do Xbox 360 são comercializados, a versão Slim Preto fosco (4GB interna), Slim Black Piano (4GB interno + 250GB HD) e Slim (4GB + 250GB HD) com o Kinect.
Algumas diferenças entre as versões estão na tabela abaixo:
Xbox 360 Elite |
Xbox 360 Arcade |
Xbox 360 Slim (Versão de 4 GB interno e versão com Kinect) |
Xbox 360 Slim (Versão com HD de 250 GB) |
|
---|---|---|---|---|
Disco Rígido Removível | Sim, 120 GB |
Memoria interna de 512 MB
(HDD Removível pode ser comprado separadamente) |
Memoria interna de 4 GB
(HDD Removível pode ser comprado separadamente) |
Sim, 250 GB |
Cabo Ethernet | Sim | Não (Pode ser comprado separadamente) | Não (Pode ser comprado separadamente) | Não (Pode ser comprado separadamente) |
Cores Padrão do Gabinete | Preto e Cinza | Branco e Cinza | Preto | Preto |
Tipo do Gabinete | Plástico | Plástico | Matte | Acrílico (Matte desde agosto de 2011) |
Acabamento do leitor de DVD cromado | Sim | Não (Pode ser colocado separadamente) | Não | Não |
Xbox Live headset | Sim (Preto) | Não (Pode ser comprado separadamente) | Não (Pode ser comprado separademente) | Sim (Preto) |
Xbox Live | Sim | Sim | Sim | Sim |
Numero de controladores simultâneos |
4 | 4 | 4 | 4 |
1º mês de experiencia gratuita do Xbox Live Gold |
Sim | Sim | Sim | Sim |
Controle sem fio | Sim, 2.4 GHz (Preto e Cinza) | Sim, 2.4 GHz (Branco e Cinza) | Sim, 2.4 GHz (Preto) | Sim, 2.4 GHz (Preto) |
Porta HDMI | Sim | Sim (Somente nas versões Zephyr, Falcon e Jasper) | Sim | Sim |
Cabos de Vídeo Incluídos | Cabo de Vídeo Composto e HDMI | Cabo de Vídeo Composto | Cabo de Vídeo Composto | Cabo de Vídeo Composto |
Pronto para o Kinect | Não (É necessário um adaptador que vem na caixa do Kinect) | Não (É necessário um adaptador que vem na caixa do Kinect) | Sim | Sim |
Rede sem fio (Wi-fi) | Não (Adaptador pode ser comprado separadamente) | Não (Adaptador pode ser comprado separadamente) | Sim | Sim |
Slim | Não | Não | Sim | Sim |
Em Produção | Não | Não | Sim | Sim |
Versões anteriores do console Pro, Premium e Core, acompanhavam diferentes acessórios e configurações também foram retiradas de mercado. Outros pacotes especiais foram distribuídos pela Microsoft, incluindo versões do jogo Call of Duty Modern Warfare 2, Halo 3, Resident Evil 5 e outros. Algumas funções das quatro versões:
- Jogos da Xbox 360™.
- Jogos da Xbox (ver lista de compatibilidade)
- Reproduz Filmes em DVD.
- Reproduz CD de Música.
- Ligar Dispositivos removíveis via USB e reproduzir Imagens, Músicas e Vídeos.
- Reproduz músicas, vídeos e imagens de um computador em rede com Windows XP, Windows Vista ou Windows 7.
- É compativel com Windows Media Center (Windows XP MCE, Windows Vista Home Premium e Ultimate ou Windows 7 Home Premium e Ultimate)
[editar] Placas
Em virtude da grande quantidade de aparelhos defeituosos, o Xbox 360 sofreu diversas modificações de hardware. As alterações incluíam modificações na CPU, GPU, sistema de ventilação e diferentes tipos de alimentação de energia. Todos os aparelhos fabricados podem ser classificados de acordo com seu tipo de placa-mãe e configurações, pelos codinomes Xenon, Zephyr, Opus, Falcon, Jasper, Trinity e Corona. As principais formas de identificar o console por esta nomenclatura são:
Xenon |
Zephyr |
Opus |
Falcon |
Jasper |
Trinity (Xbox 360 Slim) |
|
---|---|---|---|---|---|---|
Data de fabricação | 2005-2007 | 2007-2008 | 2007-2008 | 2007-2008 | 2008-2010 | 2010-2011 |
Fonte de Alimentação | 203W | 203W | 175W | 175W | 150W | 135W |
Saída HDMI | Não | Sim | Não | Sim | Sim | Sim |
[editar] Acessórios oficiais
- Xbox Live Vision
- HDD 320GB Vendido em edições especiais
- HDD 250 GB Vendido até agora em edições especiais e agora incluído no novo Xbox 360 Slim
- HDD 120GB (Incluído na versão Elite)
- HDD 20GB
- HD-DVD Drive Externo (fora de linha)
- Controle Sem Fio
- Controle Com Fio
- HeadSet Com Fio
- HeadSet Sem Fio
- Controle Remoto para Reprodução de Filmes
- Faceplate Removível (apenas para o modelo antigo)
- Cabo VGA
- Cabo HDMI
- Xbox 360 Wireless Networking Adapter (Adaptador de redes sem fios)
- Xbox 360 Wireless Racing Wheel (Volante de corrida sem fio)
- Xbox 360 Quick Charge Kit
- Xbox 360 Play And Charge Kit
- Xbox 360 Messenger Kit
- Unidade de Memória (Memory Unit) 64MB
- Unidade de Memória (Memory Unit) 512MB
- Unidade de Memória (Memory Unit) 256MB (Incluído na versão Arcade)
- Unidade de Memória (Memory Unit) 2G (expansivel por cartões SD)
- Luminous Fish
- Kinect (Sensor de detecção de movimentos)
[editar] Defeitos
O Xbox 360 está sujeito a numerosos problemas técnicos. Desde o lançamento do console, em 2005, usuários reportaram preocupação sobre a taxa de falha dos aparelhos. Para dar suporte aos clientes com consoles defeituosos, a Microsoft estendeu a garantia do aparelho para três anos, para erros que se incluem em "falha geral de hardware". Esta é reconhecida quando os três quadrantes ao redor do botão liga/desliga do console ficam vermelhos e piscando. O erro também é conhecido como "anel vermelho da morte" (Red Ring of Death) ou 3RLs (Three Red Lights - Três Luzes Vermelhas/Três Luzes da Morte). Em abril de 2009, a garantia se estendeu também para erros relacionados ao código E74.[carece de fontes]
Esse problema ocorre por superaquecimento da GPU (3RLs) ou por falha da mesma GPU.
Desde que estes problemas surgiram, a Microsoft vem tentando modificar o console para melhorar sua confiabilidade. As modificações incluem uma redução no número, tamanho e lugar dos componentes, adição de epóxi nos cantos e nas bordas da CPU e GPU como cola para prevenir movimentos relacionados à placa durante muito calor, e um segundo dissipador de GPU. Ainda não está claro se estas modificações foram adicionadas apenas em consoles reparados pela Microsoft ou se elas também foram adicionadas a novos consoles.[carece de fontes]
[editar] Vendas
O Xbox 360 começou a produção em apenas 69 dias antes do lançamento[8]. Como resultado, a Microsoft não foi capaz de fornecer sistemas suficiente para atender a demanda dos consumidores inicial na Europa ou América do Norte e muitos clientes potenciais foram incapazes de comprar um console no lançamento.[carece de fontes]
As vendas acumuladas desde o lançamento do sistema até 30 de junho de 2007, foram previstas para chegar a 12 milhões de unidades, abaixo 13-15 milhões de unidades estimado anteriormente. Sendo lançado um ano antes dos seus concorrentes, o Xbox 360 foi o líder de mercado em todo o primeiro semestre de 2007, no entanto, em 12 de setembro de 2007, foi noticiado pelo Financial Times que o Xbox 360 tinha sido ultrapassado pelo Wii em termos das vendas do console em todo o mundo.
Em 4 de outubro de 2007, após o lançamento do Halo 3, a Microsoft declarou que as vendas do Xbox 360 mais que dobraram em relação à média anterior.[carece de fontes]
Em 06 de janeiro de 2011, a Microsoft declarou que o Xbox 360 vendeu mais de 50 milhões de unidades em todo o mundo durante a CES 2011. Eles também afirmaram que o Kinect vendeu cerca de 8 milhões de unidades, 3 milhões a mais do que o previsto, nos primeiros 60 dias no mercado.[carece de fontes]
Desde o início do ano, o console está no topo da lista entre os consoles domésticos, no mês de maio de 2011, foram vendidas 270 mil unidades[9]. Já no mês de julho de 2011, houve uma queda em relação ao mesmo período de 2010, mas o console ainda continua na liderança de mercado dos EUA com 45% de participação[10].
[editar] Kinect

Kinect (antes chamado de Project Natal pois um dos idealizadore do Kinect Alex Kipman, brasileiro, nomeou com o nome de sua cidade, Natal) é o nome do sensor de movimentos compatível com o Xbox 360. Foi anunciado pela primeira vez em 1º de junho de 2009 na E3 (Electronic Entertainment Expo).
Este periférico habilita o usuário a controlar e interagir com o Xbox 360 sem a necessidade de um comando por um joystick. Ao invés disso, são usados gestos, sinais de voz e/ou objectos e imagens. O Kinect é compatível com todos os modelos actuais.O Kinect chegou nos EUA em 4 de novembro de 2010, no Brasil em 18 de novembro.[carece de fontes]
Conforme o próprio manual do aparelho, a iluminação da luz do sol afeta o Kinect. Isto ocorre pois um dos sensores do aparelho é um sensor infravermelho e ele recebe interferência do calor da luz do sol.[11]